segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE - 25/02/13

um segmento interessantísmo e que tem muito a crescer no brasil.

ATÉ 2017

Setor óptico projeta dobrar faturamento


Estudo Óptica 2012 aponta que as classes B e C lideram o consumo, totalizando 87% das vendas do setor no País

Os artigos mais consumidos no Brasil são armações de óculos , seguidas de lentes de óculos, lentes de contato e acessórios. Atualmente o segmento movimenta R$ 19,5 bilhões, devendo passar a R$39,2 bilhões em quatro anos Foto: Fábio Lima

O mercado óptico brasileiro espera dobrar o faturamento até 2017, passando dos atuais R$ 19,5 bilhões para aproximadamente R$ 39,2 bilhões. A perspectiva da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) é que o mercado nordestino cresça acima da média nacional no mesmo período. Nesse contexto, o Ceará desponta como "a menina dos olhos" do setor, protagonizando planos de expansão de empresas do segmento.

De acordo com o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, "o Nordeste representa hoje quase 25% dos pontos de venda de óptica do País". "É um mercado latente, em crescimento, sobretudo em relação ao consumo", observa.

Dados do Estudo Óptica 2012 realizado pela GS&MD, com o patrocínio da Abióptica, indicam que, em consumo, o Nordeste corresponde a quase16% do mercado brasileiro, figurando logo na terceira posição, atrás de Sudeste (58%) e Sul (16%). Centro-Oeste e Norte representam 7% e 3%, respectivamente.

Segundo Alcoforado, embora a região Sudeste responda por 48% de participação em número de pontos de venda e seja o maior mercado consumidor brasileiro, ele já está estabilizado. Enquanto isso, o Nordeste apresenta o maior potencial de crescimento dentre as regiões brasileiras, impulsionada por dois fatores: a alta incidência solar e o maior crescimento do poder de compra das classes C, D e E.

O levantamento aponta ainda que Fortaleza concentra 15,6% das óticas brasileiras. Em relação aos estados, os números da Abióptica revelam que a liderança está com a Bahia, somando 2.510 óticas. Em seguida estão Ceará, com 1.743 óticas; Pernambuco, com 1.629; Paraíba, com 797; Rio Grande do Norte, com 754; Maranhão, com 636; Piauí, com 411; Alagoas, com 384; e Sergipe, com 295.

Liderança

Considerando a classe social, o estudo mostra que as classes B e C lideram o consumo, totalizando 87% do mercado. Os artigos mais consumidos são armações de óculos (incluindo óculos de sol), com movimentação de R$ 13 bilhões ou 66% do consumo nacional; lentes de óculos (com grau + lentes de sol) com R$ 3,3 bilhões ou 17%; seguido das lentes de contato com R$ 2,6 bilhões (13,4%) e os acessórios, com 600 milhões (3%).

No País, a tendência é que o mercado óptico se estabilize, porém nos últimos cinco anos o setor cresceu 11%, segundo o estudo. "Embora o número de pontos de vendas tenha evoluído apenas 11%, o setor acumulou um crescimento no faturamento, de 90%", argumenta Bento Alcoforado.
Ceará é foco de plano de expansão em 2013

Empresa associada à Abióptica, a Óticas Carol confirma a preferência pelo Ceará. "Chegamos ao Ceará apenas em novembro do ano passado, depois de nos consolidar em 20 estados brasileiros, mas o Ceará é o foco do nosso plano de expansão em 2013. Queremos abrir 60 lojas esse ano nesse estado, sendo que seis já estão em obras", antecipa Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol.

"Estamos negociando com vários shoppings da cidade. Também abriremos lojas de rua, mas necessitamos estar presentes nos shoppings cearenses", reforça o empresário. Segundo ele, atualmente existem três unidades da empresa em funcionamento na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sendo uma na cidade de Caucaia e duas na Capital: no centro e no North Shopping. Em todo o Nordeste a Óticas Carol possui 68 lojas implantadas em apenas 1 ano e quatro meses na Região. No Brasil são 517 lojas em operação e mais 46 em construção.

"Nossa empresa nasceu em 1997 no interior paulista e só em 2008 chegou às capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011 viemos para o Nordeste. Nossa intenção era entrar num estado de cada vez, mas o número de candidatos a franqueados superou nossas expectativas. Abrimos a primeira loja na Paraíba e depois em Pernambuco e na Bahia, onde já somos líderes de mercado", conta.

Para Ronaldo Pereira, o Ceará é o maior desafio por concentrar grandes redes, bem estruturadas. "Temos que fazer diferente dos concorrentes, pois esta é uma praça mais madura". Além de trabalhar exclusivamente com ótica, ele promete manter preços mais acessíveis, para que o cliente possa ter mais de um óculos, para correção e como acessório de beleza. O empresário garante manter acordos com as indústrias nacional e internacional para continuar barateando preços das armações.

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