quinta-feira, 24 de novembro de 2016

REGRA E EXCEÇÃO
(Homens de bem como símbolo de esperança. A vida de um paraense que encantou um cearense)

No nosso Brasil, percebemos uma acomodação frustrante quanto aos verdadeiros valores humanos presentes nas pessoas.
Vivemos uma crise de valores tão visível, que ao vermos alguém com uma vida permeada pelos bons valores morais e éticos, este passa a ser um ser diferenciado. Torna-se uma exceção notável em meio à regra distorcida daqueles para quem ser honesto é ser bobo.
Na verdade o caráter íntegro deve necessariamente ser a regra, nada mais que a obrigação de qualquer cidadão de bem e ponto, mas infelizmente não é assim.
Num país onde impera a máxima, onde todos querem levar vantagem em tudo e sempre, onde a desonestidade é para muitos um sinônimo de esperteza, fiquei imensamente feliz em conhecer na cidade de Belém do Pará um cidadão que é exatamente o oposto, um contraponto a esta máxima nefasta, de homens com tanto poder e nenhum coração.
Refiro-me ao engenheiro Nelson Chaves, meu novo amigo e fico muito a vontade para já tratá-lo assim porque senti nele uma generosidade dos homens que possuem “húmus” no espírito, humanidade na vida, que enxergam no outro um amigo, mesmo sem conhecê-lo há muito tempo. O Nelson é uma pessoa de alma leve, caráter íntegro, senso de humor diferenciado, coração alegre, um ser humano diferenciado.
Além de engenheiro sanitarista, foi vereador pela queridíssima cidade de Belém, onde presidiu a Câmara de Vereadores, foi Deputado Estadual, Presidente do Tribunal de Contas do Estado e atualmente é um atuante conselheiro daquela importante corte.
Até aí nada de tão extraordinário, porém a partir do relato de amigos em comum pude conhecer melhor a sua inspiradora história de vida.
Ele nunca usou um carro oficial na sua vida pública, mesmo possuindo este direito; acabou com a aposentadoria dos vereadores por tempo de mandato quando presidiu aquela casa legislativa, tentou também eliminar esta mordomia na Assembleia Legislativa do Estado quando deputado estadual, porém foi voto vencido, mas pessoalmente abriu mão do privilégio, sempre tão comum em meio a nossa classe política que sempre legisla em causa própria, criando incontáveis benefícios próprios, que hipocritamente se contrapõem aos mais legítimos interesses e necessidades da população, notadamente da população mais carente.
Nunca fez uso de auxílio moradia ou privilégios afins criados a partir da ganância e da frieza dos nossos políticos. O Nelson, demonstrando o caráter da sua personalidade tão humana e íntegra, oficializou em cartório a doação deste privilégio do qual teria direito a Santa Casa de Misericórdia, que adquiriu com estes recursos vários equipamentos hospitalares, além de implementar várias melhorias que até hoje servem a população mais carente e que não tem acesso a uma saúde de qualidade.
No alto dos seus setenta e alguns anos, torcedor histórico do Paissandu, está sempre com um sorriso nos lábios, externando toda leveza da sua alma e generosidade do seu caráter, contando histórias e algumas piadas engraçadas, encantando a todos que o rodeiam, os antigos e os novos amigos como assim já me sinto, ele é uma pessoal admirável.
Na condição de um sonhador, para quem o tempo em nada interfere, nutre no mais profundo do coração e do seu íntimo, um sonho que alimenta há mais de 30 anos e que agora passa a ter em mim um adepto, como já o tem em todos aqueles com quem compartilhou esta sua iniciativa tão altruísta e que demonstra todo seu amor pela cidade de Belém.
A ideia que ele acalente no coração e que agora está prestes a se tornar realidade, tem a ver com o Aero Clube da cidade, a Base Aérea de Belém, que ocupa uma área aproximada de 60 hectares de terra num local privilegiado de Belém.
O sonho do Nelson é transformar toda aquela área no PARQUE DE BELÉM, um pulmão verde no coração da cidade, nos moldes por exemplo do Parque do Ibirapuera de São Paulo e do Central Park de Nova Iorque. Um equipamento estruturado com uma imensa área verde contemplada por grandes espaços para a prática de esportes com quadras, arenas, campos, também áreas para eventos, entretenimento dos mais variados, anfiteatro, tudo rodeado de verde para encontros e convivência, para usufruto dos moradores da cidade.
Um extraordinário e definitivo presente impar e singular a Capital de todos os paraenses, num grande divisor de águas para a sua população que terá o privilégio de usufruir de um espaço saudável, inspirador, útil, funcional e ainda por cima fomentador de negócios para que a iniciativa privada comungue harmonicamente oferecendo produtos e serviços e gerando empregos para a população.
Este é um sonho que vale a pena sonhar, um sonho que vai muito além da construção do PARQUE DE BELÉM, mas que alcança no coração deste homem valoroso a visão de ser este também o sonho de cada um dos seus conterrâneos, grandes beneficiários de uma obra que valoriza a vida e que faz das pessoas cidadãos dignificados, promovidos na sua essência humana.
Esta obra vai além do sonho porque é motivada pela ação daqueles para quem a vida só vale a pena se vivida com o outro, e para o bem comum das pessoas, que são e sempre serão mais importantes que as coisas.
Quem sonha sonhos assim, olha para o outro e vê o seu próximo, se alegra com o bem estar das pessoas, na verdade muito além de sonhar com a construção do Parque, vejo no sonho do Nelson o sonho de ver seus concidadãos felizes e vivendo a vida com qualidade e bem estar.
Meu novo e bom amigo Nelson Chaves receba o meu abraço e todo meu encantamento pela sua vida e por este projeto sonhado que agora também é sonho meu, do qual falarei aos quatro ventos e na medida das minhas limitações defenderei ardentemente, na esperança de que este extraordinário projeto possa inspirar outros governantes de outras cidades, inclusive da minha Fortaleza a sonharem como você sempre sonhou, pois são sonhos assim que transformam para melhor a vida das pessoas.
A minha esperança e o meu desejo é ver e viver a realização do seu sonho ao vivo e em cores, com predominância do verde é claro. Já me vejo caminhando e respirando o ar puro daquele espaço nas minhas viagens a linda e encantadora Belém do Pará.
Sua vida e sua história passaram a ser uma fonte preciosa de inspiração para a minha vida e a prova de que é possível sonhar com um futuro melhor para o nosso país a partir de homens com ideias inovadoras, visão genial, mente brilhante e uma vida íntegra como a sua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário