terça-feira, 15 de novembro de 2016

O RESGATE - UMA VIAGEM ÚNICA E INSPIRADORA

Há pouco tempo atrás li um livro que me inspirou e abençoou muito. O LIvro se Chama o Resgate de Cayo César Santos. A obra traduz uma linda imaginação teológica do autor que nos leva a uma linda e impactante viagem a partir da daquele judeu que teve sua vida salva e resgatada pela imensa bondade e misericórdia daquele bom homem Samaritano.
Ao saber que a sua vida fora salvo por um inimigo histórico do seu povo, pois os judeus consideravam os samaritanos um povo impuro e os tratavam com ódio e despreso, o homem vítima daquele assalto que quase tira a sua vida, descobre que toda bondade e generosidade daquele bom homem samaritano devia-se ao fato dele ter um dia conhecido um profeta galileu da cidade de Nazaré, chamado Jesus.
A partir do testemunho do bom samaritano, o jovem que foi salvo, decide fazer uma longa viagem pelas estradas quentes e empoeiradas do primeiro século, encontrando e conversando com pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo lindo e encantador Jesus de Nazaré e assim na sua peregrinação ele conversa com aquela mulher samaritana que encontrou Jesus no Poço de Jacó em Sicar, cuja sede foi saciada pelo encontro com o Mestre Galileu, na sequencia vai até Jericó e encontra com Zaqueu, um publicando corrupto e desonesto que vivia em angustia de vida até o dia em que Jesus o viu em cima daquela árvore, ceou com ele na sua casa e transformou aquela vida.
Depois indicado pelo próprio Zaqueu ele foi a casa de Bartimeu que era cego e ao clamar Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim, teve sua visão restaurada, sua vida resgatada e uma nova história de vida com Jesus teve início.
Assim a viagem segue até a Fenícia, onde aquela mulher estrangeira teve sua filha curada pelo encontro com o Profeta Nazareno.
A viagem depois de passar por encontros com aquele filho pródigo que pega sua herança em vida, gasta tudo e volta arrependido para a casa do seu pai, um encontro também com aquele Centurião Romano que teve seu servo curado por Jesus, que disse não ser digno de que Jesus fosse a sua casa, mas certo de que uma só palavra do mestre seria suficiente e assim o foi, tem seu final com a cura daquela mulher encurvada da Região de Perea.
A viagem decorre a partir da narrativa do homem judeu que teve sua vida salva pelo samaritano, que passa a ter uma sede de conhecer o Jesus de Nazaré e termina esta viagem em Jerusalém no período da crucificação daquele a quem tanto buscou e ele mesmo sem encontrá-lo face a face, para conversar com Jesus, percebe que o Mestre galileu era Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós.
Confesso que mergulhei no livro e consegui fazer aquela mesma viagem ao ponto de me perceber com as roupas empoeiradas como se fizera na prática aquela viagem transformadora da vida.
Percebi em mim, continuar viajando e buscando a Jesus através da vida de outras pessoas que tiveram suas vidas transformadas e desafiei alguns amigos a fazerem o mesmo, alongando o texto bíblico para este diálogos maravilhosos com estes homens e mulheres que tiveram o extraordinário privilégio do encontro de todos os encontros, o encontro com aquele que nos amou primeiro, cheio de compaixão, pleno em misericórdia, repleto de graça e de bondade, o lindo e encantador Jesus Cristo de Nazaré.
O primeiro a aceitar o desafio de fazer esta viagem foi o meu amigo e irmão Mário Barreto, que foi até a Região de Cafarnaum para conversar com aquele homem leproso e saber dele como foi aquele encontro com Jesus.
Abaixo o diálogo escrito pelo amigo Mário Barreto, pela vida de quem eu glorifico ao Senhor e me orgulho de tê-lo como amigo.

A Cura do Leproso
Meu nome é Tomé, um dia há muitos anos atrás vivi um dos dias mais felizes da minha vida; foi quando me casei com Sarah. Era uma mulher maravilhosa, alegre, divertida. Foi uma semana de festa, vinhos, assados de carne, uvas, pães e frutas.
Alguns anos depois, vivi os piores dias da minha vida; fiquei muito triste quando os primeiros sinais de lepra começaram a se manifestar e Sarah começou a me evitar e questionar quais eram os meus pecados; pois se eu era um leproso, eu merecia, pois era um pecador. E, aí ela me deixou, depois foram meus amigos, e em seguida meus irmãos; mas, nada foi mais triste quando os meus pais me abandonaram e quando meu filho disse que não tinha pai.
Hoje eu pareço um monstro, um verdadeiro zumbi; causo medo e nojo em todos que, mesmo de longe ou de ouvi falar, sabem da minha existência. Sou desdenhado até pelas pessoas mais desdenhadas da sociedade: os inescrupulosos coletores de impostos não se atrevem em me extorquir; e, as prostitutas se sentem enojadas em me prestar serviço, mesmo que eu lhes pague muito mais do que costumam receber.
Hoje, eu ouvi falar em um novo Rabino que tem poder para curar lepra, deve ser boato; mas, algo me diz que devo tentar me encontrar com ele; ouvi dizer que ele está aqui em Cafarnaum e aqui estou chegando para procurar por ele; vejo uma multidão a arrodear alguém – deve ser o Rabino.
“Impuro. Impuro. Impuro” – grito para que todos escutem, conforme a lei me orienta; todos correm, era um medo aterrorizante, gerador de pânico; de repente, um homem fica sozinho, parado, parecia esperar que eu me aproximasse dele; “Impuro” muitos gritam para ele; mas, ao invés dele se afastar, ele vem em minha direção; olha nos meus olhos e vejo que “ Ele está cheio de compaixão ”. Ouso falar com ele: “ Se quiseres, podes purificar-me!”. Alguém mais gritou: “Impuro. Impuro”. Espero que ele se afaste de mim, finalmente; mas, ele deu mais um passo em minha direção; não lembro há quantos anos que eu vi uma pessoa dar um passo em minha direção, mas ele deu. Eu não me movi, por um instante pensei que eu estava tendo um sonho feliz ou quem sabe um delírio, causado pelo desespero de ser um monte de carne disforme, repugnante e ambulante. Repito: “ Senhor, podes tornar-me limpo ?”.
Fecho os olhos e espero. De repente, alguma coisa mudou em tudo que eu sentia no meu corpo; o calor que refletia minha carne em putrefação, as secreções que escorriam constantemente de minhas mãos, deixaram de existir; eu esperava uma palavra, uma oração, mas Ele fez mais: “ Ele me tocou”. Há quanto anos eu não sentia a sensação de um toque: o toque no ombro de um amigo parceiro; o toque na cabeça um pai abençoando; o toque de amor de uma mulher te acariciando; um toque infantil de um filho se aninhando –
“ Ele me tocou!”, era um toque diferente, me transmitiu acima de tudo: PAZ.
E disse:
“QUERO. SEJA PURIFICADO!”. (Marcos 1:41)
Tudo de repente se transformou, imediatamente a lepra se afastou de mim; me sinto limpo; mas, algo mais está diferente em mim; aquele homem com seu toque deixou em mim muito mais que a minha cura física; me deixou a verdadeira essência do amor: um AMOR, que ser humano algum é capaz de sentir; que sobrepõe todo entendimento humano; Ele purificou muito mais que o meu corpo; Ele sujou suas mãos para que o meu coração fosse purificado.
Isto é Graça e Misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário