domingo, 30 de junho de 2013

A CLASSE POLÍTICA NUMA SINUCA DE BICO.

A maioria dos políticos, aqueles que não são dignos da confiança recebida dos seus eleitores, que tem culpa no cartório e telhado de vidro, esta manada de politicossauros e que infelizmente representa a grande maioria, todos eles estão mais perdidos que cachorro quando cai de mudança e cego em meio a tiroteio.
Lógico que existe uma parcela de políticos sérios, de bons propósitos e que conseguem fazer a leitura certa do clamor que eclode das ruas, mas a maioria esmagadora infelizmente não se importa com a opinião pública. Para estes, o crescimento do nível de maturidade político-eleitoral do povo brasileiro se encarregará de expurgá-los.
Viva as ruas, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil.
O CAMPEÃO VOLTOU

Uma extraordinária partida, uma linda vitória, uma conquista emblemática.
Um jogo quase perfeito dos pentacampeões do mundo e tetra da Copa das Confederações.
Foco total, concentração plena, atenção máxima e um vareio de bola em cima dos campeões mundiais.
Taticamente, a seleção foi perfeita. A disposição do time foi um ingrediente vital.
Podemos dizer que temos novamente uma grande seleção. Um time altamente competitivo, um grupo de jogadores de altíssimo nível e que se dão muito bem e todos liderados pelo Felipão que sabe verdadeiramente unir um grupo em torno de uma missão e de um grande objetivo, este é o grande valor do nosso treinador.
Júlio César foi muito bem, o David Luiz jogou uma partida perfeita, foi um gigante e dominou tudo ali atras ao lado do Tiago Silva que também fez uma partidaça.
Os dois alas foram muito bem, com destaque para o Marcelo que atacou e defendeu com ousadia.
Paulinho firme e estável, um volante craque e Luiz Gustavo uma maravilhosa surpresa. Temos um jogador que dá a estabilidade que tanto precisamos jogando a frente da zaga. Tranquilo, habilidoso, canhoto e que sai jogando muito bem.
O Oscar mesmo sem brilhar voltou a jogar bem, o Hulk não fez uma grande partida na construção de jogadas, mas ajudou imensamente na marcação. Talvez seja nesta posição a possibilidade mais concreta de uma possível mudança.
Na frente o Fred se superou, provou que é um atacante definidor, com presença de área e letal na hora de fazer o gol. 

O Neymar brilhou, encantou, fez jogadas incríveis, puxou a velocidade do time e fez um golaço de perna canhota, agindo com extrema inteligência para livrar o impedimento antes de mandar aquela tijolada para as redes de Casillas.
Temos um time.
Só não podemos cair na armadilha perigosa de acharmos que está tudo pronto. Tem muito o que fazer ainda, manter esta curva ascendente e trabalhar para que o time jogue todas as partidas como jogou contra a Espanha hoje. 100% focado, sem perder a concentração, com absoluta atenção durante todo jogo, defendendo com competência e atacando com intensa velocidade, o Brasil foi letal, agudo, vertical, objetivo e tudo com uma tremenda eficácia.
Uma partida para ficar na memória, um jogo para ser visto várias vezes e uma referência de jogo que precisa ser utilizada para melhorar este time e levá-lo a excelência.
Tudo perfeito. Júlio César melhor goleiro, Fred co-artilheiro (sem jogar com o Taiti), Paulinho a grande revelação e Neymar o melhor jogador da competição, com total justiça.
O Neymar jogou com maturidade, um craque que vai evoluir muito. O Barcelona vai fazer um extraordinário bem a este grande craque.
O esquema foi campeão e vencedor.
Espaços das duas intermediárias bem povoados, marcando a Espanha na saída de bola, obrigando a seleção espanhola a fugir das suas características, com chutões, passes errados e uma inversão no tempo de posse de bola.
Hoje foi uma aula de futebol. Fantástico!
Um cenário perfeito para a consolidação deste trabalho muito bom e rápido realizado pela comissão técnica.
Parabéns ao Brasil pela realização deste grande evento. Provamos para o mundo que sabemos organizar grandes eventos, mesmo sendo esta organização de responsabilidade da FIFA.
Um fato negativo, foi a ausência da Presidente Dilma. O medo da vaia a induziu a este grave erro. Na opinião da FIFA uma descortesia e foi mesmo. A política falou mais alto que o Fair play. 
Uma vitória linda, para ser celebrada e que devolve ao povo brasileiro o orgulho pela sua seleção. Aliás o torcedor foi o grande diferencial. Comportamento exemplar, décimo segundo jogador, jogou com o time e deu um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas.
Que tudo isso pavimente o caminho para a conquista mais importante: O agora possível hexacampeonato mundial.
O futebol faz bem ao Brasil.
Um dia inesquecível.

domingo, 23 de junho de 2013

12 TÍTULOS NAS SEMIFINAIS.

3 Jogos de tirar o fôlego.
Brasil x Uruguai
Espanha x Itália
Um esperadíssimo Brasil x Espanha.
São 12 títulos mundiais em campo, 4 grandes seleções e a certeza de 3 jogos espetaculares, validando imensamente esta edição da Copa das Confederações.
Apesar de todas as críticas que sejam feitas, estes grandes eventos agregam muito ao nosso país, apesar dos políticos, que a rigor são os maiores vândalos da nação.
A Copa das Confederações serve como evento teste, obriga as cidades a melhorarem, apesar dos gastos públicos em estádios (um grave erro), mas é indiscutível que ficará um bom legado, especialmente na mobilidade urbana e olha que legado, pois as nossas cidades estão parando.
Mesmo tendo que alimentar esta manada de elefantes brancos que teremos (Brasília, Manaus, Cuiabá, Natal), sou a favor das grandes obras que modernizam e alavancam o país e as cidades. Podemos crescer com os erros verificados e podemos agora avançarmos nos princípios e valores democráticos com as legítimas manifestações nas diversas cidades brasileiras (salvo a participação de tantos bandidos travestidos de manifestantes e olha que são muitos). Talvez os nossos políticos temam um pouco mais o poder popular.
Voltando ao Futebol, apesar de mexer no astral deste grande evento, tudo está sendo muito válido. A Copa das Confederações valeu até prá isso, para transformar as ruas na "maior arquibancada do Brasil".
Na expectativa de um jogo com a Espanha para testar o nosso time em evolução jogando contra a classe, a posse de bola, o domínio, a qualidade de passe e tudo aquilo que envolve a seleção de Xavi, Iniesta e companhia limitada.
Se posso tirar algum proveito da DENGUE PESADA, foi poder assistir a estes jogos incríveis, como aquele fantástico ITÁLIA x JAPÃO, que perdeu apenas para o igualmente fantástico Brasil x Itália.
Entre perdas e ganhos, muito mais ganhos e não adianta tentarem crucificar a FIFA, cujas condições foram todas pactuadas e o combinado nunca é caro nem barato. É certo que este poderio da FIFA uma hora ou outra será repensada pelo mundo, mas agora nada a dizer.
Que tal tirarmos todo proveito possível para sermos cidades melhores e uma nação melhor?
...pátria amada Brasil.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SÓ O GOVERNO FEDERAL NÃO QUER.

O próprio governo não explica e nem justifica o porque.
Quando indagado sobre o problema, simplesmente responde que é contra.
Seria meramente por conta dos necessários investimentos no sistema prisional?
A verdade nua e crua é que temos hoje no país um exército de menores infratores cometendo os mais hediondos delitos todos os dias e não podemos ficar inertes assistindo a tudo isso.
O Brasil é um país ilhado nesta questão. Quase todos os países do mundo possuem uma legislação que responsabiliza a todos que cometem crimes bárbaros e hediondos, independentemente da idade.
Ontem, assistindo a TV Senado, ouvi um pronunciamento do Senador Magno Malta, por quem não tenho admiração, porém de cujas sugestões apreciei.
Na opinião do Senador, com a qual me identifico e já defendo, o mais importante não é estabelecer uma data limite de maioridade ou responsabilização penal, mas de responsabilizar criminalmente em função do delito praticado, independente da idade. 
Crimes bárbaros e hediondos, praticados com requintes de crueldade, que ceifam vidas com uma frieza animalesca como os que assistimos estarrecidos quase todos os dias, precisam de punição proporcional a brutalidade do crime, independente da idade.
Porém a diferença que defendo é unicamente no modelo prisional. Não é racional pensar sob qualquer hipótese em misturar menores com os demais presos, que na verdade habitam depósitos de malfeitores, que transformam estes espaços em verdadeiras escolas do crime.
Neste sentido, gostei da idéia do Senador Magno Malta, que propõe investimentos em casas de detenção aparelhadas para formar atletas de alto nível e de alta performance, invertendo as prioridades na vida destes jovens adolescentes, visando permutar a paixão pelo crime pela paixão pelo esporte.
Aliás esta sugestão serve para um repensar de todo nosso sistema carcerário no Brasil, que deveria investir para transformar o preso num cidadão produtivo, pois assim este terão uma melhor chance de serem ressocializados.
A violência é nos dias atuais, um dos mais graves problemas da vida nacional e como tal precisa e exige um enfrentamento sério, inteligente, eficaz e imediato.
TODOS PELA REFINARIA DO CEARÁ

Todos os esforços são válidos para evitar este nefasto estelionato eleitoral. 
A Refinaria Premium II foi promessa entusiasmada de campanha do ex Presidente Lula, reforçada intensamente pela então Presidente Dilma e empurrada de barriga desde sempre.

Este imperioso investimento muda o relevo da economia cearense e por ele todas as forças do Estados precisam somar esforços.

Refinaria Já!

FORTALEZA APAVORADA

Reconheço no Governador Cid Gomes, a sua grande capacidade de gestão. Para mim ele já está entre os grandes governantes do Ceará e do País. Tem tudo para se transformar no maior governador cearense até então, mas....

É também para mim uma verdade incontestável que a segurança pública no nosso Estado é uma ferida aberta, uma grande mácula do seu governo.
Nada do que se faz, redunda em resultados positivos. 
Nunca se investiu tanto em segurança pública e os resultados são desastrosos, pífios, inaceitáveis.

É hora do governo estadual parar de falar em investimentos e fazer as coisas acontecerem. Não adianta mostrar números de viaturas, armamento e vários outros equipamentos adquiridos se os resultados não revelam isso e a população continua verdadeiramente "apavorada". Os resultados não aparecem. 

Tem algo de muito errado na gestão da nossa segurança pública. 
Medidas convencionais não resolverão, precisamos de uma nova política que priorize a solução real, que invista mais em inteligência, prevenção, presença mais ostensiva de policiais (especialmente do Raio, pois os do  Ronda vem numa curva descendente de credibilidade junto a população). É preciso uma forte repressão ao crime organizado e ao combate as drogas, o grande mal.

Um dado alarmante mostra e revela um pouco do porque vivemos numa cidade apavorada. São quase 58 mil mandados de prisão não cumpridos e assim temos um verdadeiro exército de criminosos condenados circulando livremente entre nós e certamente cometendo uma lista interminável de delitos, todos os dias.

Por tudo isso, somos todos nós verdadeiros alvos móveis, saímos de casa todos os dias na condição de reféns e voltamos como sobreviventes.

Hora de mudar este quadro e os movimentos sociais contra o problema são legítimos e até demoraram muito a emergirem.

Com a palavra o ótimo governador Cid Gomes e sua frágil liderança da área de segurança pública, a quem já deveria ter substituído há muito tempo.
Precisamos viver numa Fortaleza "pacificada" e não "apavorada".

segunda-feira, 3 de junho de 2013

VALORES E RESPEITO AOS DIREITOS - SIMPLES ASSIM

Os movimentos pacíficos de defesa dos valores cristãos, muitas vezes são confundidos com ações conservadoras ou preconceituosas, por quem acha que defender o uso e a legalidade da maconha, defender o aborto indiscriminado e defender o casamento entre pessoas homoafetivas são bandeiras modernas, contemporâneas e contextualizadas.
Moderno na verdade é o respeito às preferências, sem forçação de barra e imposições, porém todos livres para expressar suas crenças de forma ordeira, respeitando a legislação do país e especialmente valorizando as pessoas que são e sempre serão mais importantes que coisas.
O pilar principal para que tudo flua muito bem, de forma pacífica, leve e justa é o amor, especialmente aquele amor que não impõe condição e que é demonstrado a partir do respeito e da valorização do bem comum.
Qualquer outra coisa na minha opinião é forçação de barra.
A coisa ficou tão estranha, que até mesmo a defesa dos valores familiares é como se tivera se transformado em algo ultrapassado.
Cuidado com este falso modernismo que não contribui em nada para uma sociedade mais justa, humana e igualitária.
Não tenho nenhuma dificuldade em registrar minhas opções e marcar minhas posições, garantindo sempre o respeito as opiniões em contrário.
Assim, já optei pelo Jesus Cristo de Nazaré, a quem consagro minha vida, a quem sirvo, em quem me espelho e a quem busco em todos os momentos.
A Ele a glória, o louvor e honra, para todo sempre.

SELEÇÃO BRASILEIRA: UMA LEVE EVOLUÇÃO, MAS MUITO AINDA POR FAZER.

A Seleção melhorou, jogou um bom primeiro tempo e fora uma maior eficácia dos atacantes poderia ter saído com um resultado confortável.
Porém o que preocupa e isso vem se repetindo é a inconsistência na marcação sempre que o adversário resolve jogar.
O Brasil inicia dominando, tem maior posse de bola, chega e até marca, porém quando o adversário resolve também atacar, equilibra facilmente o jogo e mais facilmente faz gols, demonstrando que não temos ainda uma equipe compacta, entrosada, equilibrada em todas as áreas do campo. Foi assim com a Itália, foi assim com a Inglaterra e assim continuamos sem vencer uma seleção de peso.
Com menos chances de gol, as seleções com quem jogamos tem feito gols. Chegam em muito menor quantidade, mas quando atacam, geralmente marcam os gols. Algo está errado neste sentido.
Não gostei da escalação inicial. No time titular tem que ter o Marcelo na ala esquerda. 
Gosto muito do Hernanes, mas realmente precisamos de um jogador de forte marcação e neste caso no grupo só temos o Fernando/Grêmio.
Assim penso que o melhor sistema seria o 4-2-2-2 com Júlio Cesar, Dani Alves, Tiago Silva, David Luiz e Marcelo. Fernando e Paulinho. Lucas e Oscar. Neymar e Fred.
O Fernando libera mais o Paulinho para suas subidas vencedoras, sempre com gols e como elemento surpresa. Fez um golaço ontem e deverá arrumar as malas para a Itália, onde deve jogar na Inter de Milão.
O Lucas faz a ligação com o ataque em alta velocidade e este é um aspecto importante. Esta velocidade do Lucas que parte com a bola dominada e de forma vertical, pode desmantelar os esquemas defensivos.
Desta forma ficam de fora o Hulk e também o próprio Hernanes, que podem ser estrategicamente utilizados dependendo da necessidade dos jogos.
Quanto ao Neymar, sabemos que é craque, mas precisa verdadeiramente corrigir algumas deficiências. Continua caindo muito, parece sem muita coragem de partir para jogadas individuais como ocorreu nos dois últimos jogos. Teve chaces de partir com a bola dominada em velocidade algumas vezes e não o fez. Talvez precise ser encorajado pelo técnico a utilizar mais suas habilidades, ele precisa ser um jogador mais decisivo, característica dos grandes e verdadeiros craques. Precisa ser mais jogador e menos estrela, mais simples e menos marrento, neste caso penso que a companhia com o Messi deverá lhe fazer bem.
Vejo um jogo mais seguro contra a França. A seleção precisa jogar bem o jogo inteiro. Dois tempos com intensidade e padrão, foco e concentração. Este é o desafio do Técnico Felipão para os próximos jogos.
E por fim, os nossos jogadores de meio e ataque precisam ser mais efetivos. Precisam diminuir a distância entre as oportunidades e o gol. Essa de ter 10 chances para marcar um gol não dá, tem que finalizar com melhor precisão, as vezes tem que achar o gol, precisamos de excelência nas conclusões. Quem é craque precisa treinar fundamentos também, para tornar simples o que muitas vezes parace tão difícil.
Apesar de muito atrasada, a nossa seleção está no caminho e mesmo ainda não jogando no nível das melhores do mundo atualmente como Alemanha e Espanha, vai chegar competitiva na Copa das Confederações e muito mais ainda na Copa do Mundo.
O ponto de desequilíbrio em nosso favor, deve e pode ser o gramado que além de verde é também amarelo. Jogar em terras brasileiras pode fazer toda diferença, além logicamente da imbatível genialidade do jogador brasileiro.

O Hexa não será nada fácil, mas é totalmente possível.