sexta-feira, 4 de julho de 2014

MEU BRASIL BRASILEIRO

Um belíssimo jogo.
Hoje os nossos atletas deixaram tudo dentro de campo. Jogaram um ótimo futebol, demonstraram muito equilíbrio emocional, em alguns momentos até uma certa frieza, poderia ter ganho com um placar mais elástico.

O Brasil jogou tão bem que por diversas vezes chegou em condição de marcar, podendo tornar esta batalha mais tranquila no final.

Uma grande pena este segundo cartão do Tiago Silva e um crime doloso a falta covarde do lateral Zuniga no Neymar. 

Alguns pontos importantes neste jogaço, nossa leitura.

1. O time começou marcando no campo de ataque, tirando os espaço, provocando o erro da Colômbia, que praticamente não jogou.

2. Poderíamos ter matado o jogo já no primeiro tempo e talvez assim polpássemos este segundo cartão do Tiago Silva.

3. Hoje foi o dia do Neymar não entrar em campo. Jogou mal, sem brilho, participou pouco do jogo, errou passes, não acertou na cobrança de falta e não produziu o que pode e o que todos esperamos dele. E não adiante dizer que foi por uma marcação forte. Ele teve todo espaço, pegou a bola livre e de frente e não partiu para a jogada. Em alguns momentos até se livrou da bola. Realmente não jogou e contribuiu para esta grande vitória.

4. A nossa dupla de zaga deu mais um show. São os melhores do mundo na posição. Um gol do Tiago, outro do David e uma partidaça, com técnica, classe, categoria e uma raça de gigantes. O David é o melhor jogador desta Copa, um atleta extraordinário, além de um cidadão diferenciado.

5. O Maicon verdadeiramente resolveu o problema e "interditou" aquela avenida iluminada construída pelo Dani Alves, que é um ótimo lateral, mas não conseguiu conciliar o apoio com a necessidade defensiva. Incrível a frieza, a tranquilidade e a bola que jogou. Passa muita tranquilidade para o time e para nós torcedores.

5. A dupla de volantes jogou muito bem. Fernandinho com força e classe e o Paulinho que agregou vontade e voltou a jogar bem. O Fernandinho precisa apenas revisar o ABS, pois não para e faz muitas faltas evitáveis, merecedoras de cartão.

6. O Oscar, respeitando as suas limitações de jogador franzino, correu muito, batalhou e fez uma ótima partida.

7. O Marcelo, uma dos mais habilidosos do time, propôs o jogo pela esquerda, por várias vezes fez a diagonal pelo meio e até participou de jogadas lá pelo lado direito. 

8. O Fred não fez gol, não jogou uma partida maravilhosa, mas melhorou muito voltando para fazer a parede, ajudar na jogadas de bola parada na área brasileira e ainda participou de boas jogadas pelo meio. Continua devendo.

9. O Felipão fez uma boa lição de casa, deve ter feito um trabalho preletivo interessante, pois os jogadores entraram com outra postura e outra fisionomia. Já percebíamos o semblante diferente na descida do ônibus. Agora, penso que poderia ter promovido algumas alterações mais cedo. Quando o Ramirez entrou, deveria ser no lugar do Fred, para povoar mais o meio campo e possibilitar a chegada do Hulk, do Oscar, do próprio Neymar e até de um dos volantes vindo de trás.

10. Volta o Luiz Gustavo para a posição de primeiro volante e este é um aspecto muitíssimo positivo.

AS PREOCUPAÇÕES

Sem este cracaço Tiago Silva, suspenso quem o substitui? Se for o Dante, melhor zagueiro depois dos titulares, muda um pouco, pois é canhoto, obrigando o David a jogar pelo lado direito e não vi o Felipão treinar este formato. Caso seja o Henrique, pessoalmente não tenho a confiança que ele possa suprir esta lacuna absurda.

E se o Neymar não puder jogar? Perdemos o craque do time, aquele que pode decidir uma partida, mesmo não jogando bem. Neste caso podemos contar com o Willian, que pode fazer o lado esquerdo entrando na diagonal. Tem muita habilidade e povoa melhor o meio.

A Alemanha é um time muito compacto, extremamente equilibrado, de jogadores cheios de personalidade e bola,uma geração que joga junto há 3 copas e que não vão vender barato uma derrota. Neste jogaço, precisávamos do nosso time completo e inteiro.

Para finalizar, que juizinho ruim este espanhol, um desastre. Para mim a pior arbitragem desta copa. Péssimo no aspecto técnico e pior ainda no disciplinar. Perdeu o pulso da partida e irritou os jogadores das duas seleções. Horrível.

Na quarta é uma final antecipada, mas confio na tradição, na moral construída nesta partida contra a Colômbia, mas principalmente na bola que esta nossa seleção demonstrou que é capaz de jogar.

O cuidado reside na característica marcante da seleção Alemã que marca muito. Não teremos nem a metade dos espaços que tivemos hoje. É um outro jogo e uma outra realidade. Que o Felipão consiga montar a estratégia perfeita para este jogo e que o nosso Neymar possa voltar.
Precisamos eliminar os pontos fortes da seleção Germânica.

...o campeão voltou, o campeão voltou, o campeão voltou.

Faltam dois jogos. Vamos que vamos Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário