terça-feira, 30 de abril de 2013


KRIPTONITA OU KRIPECTONITA?

O que acontece com o PT?
Imaginemos um brasileiro que tenha passado uns 15 anos em coma e ao acordar, ler nos jornais que o PT tem como bandeiras:
  •  A PEC 33 - Amplia os poderes do políticos e diminui os da Justiça.
  • 2. A PEC 37 - Que elimina a condição de investigação por parte do Ministério Público
  • 3. Legislação para controle da mídia, uma política injustificável de regulamentação e controle do direito e da liberdade de expressão, à luz dos interesses petistas.
  • 4. MAIORIDADE PENAL - O PT é radicalmente contra até mesmo discutir esta questão que tem hoje mais de 90% de aprovação dos brasileiros. Seria apenas o caso de melhor regulamentar as penas para estes crimes perversos, frios e hediondos, praticados com total e absoluta consciência. Só isso. Pelo jeito a defesa contrária é para colocar prá debaixo do tapete a vergonha que é hoje o sistema prisional brasileiro que não ressocializa ninguém, que é uma escola do crime e que vive entupido de presos "saindo pelo ladrão". Uma omissão até para debater, promovendo esta sensação de impunidade que estimula a reincidência e a criminalidade praticada por jovens de todas as idades, vitimando igualmente jovens de todas as idades. É também o receio de abrir mais ainda a discussão que mostra um buraco muito mais embaixo e que denuncia como causas da criminalidade o fragilíssimo nível da nossa educação.
E quanto ao MENSALÃO e aos MENSALEIROS - Já pensou o que este nosso personagem fictício pensaria ao se deparar com o mais escandaloso episódio da vida política brasileira e saber que 2 dos seus condenados compõem a CCJ, principal comissão da Câmara dos Deputados. 
Fico imaginando este nosso personagem vendo a foto do ex Presidente Lula abraçado com o Maluf,na demonstração clara daquele "vale tudo pelo poder". 
Imagino que o nosso personagem, correria o sério risco de um infarto que o levaria para o túmulo ou de volta ao coma profundo.
Finalizo ratificando que apesar de todas estas decepções e frustrações com a mudança diametral do
PARTIDO DOS TRABALHADORES, continuo acreditando na Presidente Dilma, apesar das pisadas de bola que vem cometendo, notadamente no campo da economia.
Porém vejo na Presidente, a vontade de acertar e uma boa intolerância para com os "mal feitos", além da sua boa capacidade gestora que ocupa um espaço bem maior que a prática palanqueira insuportável daqueles que só pensam em política, poder e nada mais.
Acorda PT!

quinta-feira, 25 de abril de 2013


DE ONDE PARTEM OS ATAQUES E DE ONDE SURGE A INTOLERÂNCIA?

Esta matéria do portal Globo.com deixa bem claro, que o problema da militância desrespeitosa e agressora transforma esta polêmica numa defesa de interesses pessoais e não de minorias ou da coletividade.
O ódio e o rancor são destilados abertamente e a todo instante, que acaba por agredir a sociedade como um todo.
Todos tem direito de defenderem suas crenças, convicções e direitos, porém direito bom e justo é aquele que respeita o direito do outro, as opiniões em contrário, as posições opostas.
Como cristãos, somos ensinados o tempo todo a amarmos as pessoas como Cristo nos amou e nos ama, inclusive aqueles que nos causam algum mal (o que não é fácil, mas possível) e infelizmente não percebemos na prática e nos atos dos militantes desta causa em defesa das pessoas homoafetivas nenhum lampejo de tolerância, de amor as pessoas e de respeito as posições contrárias, muito menos aos valores da s
ociedade em que vivemos e nem aos princípios democráticos.
O problema não está nas pessoas e nas suas preferências, mas exclusivamente na militância e fica claro e realçado que na verdade não é o interesse das minorias que é defendido, mas o interesse pessoal de poucos, que transformaram esta causa num meio de vida e profissionalizaram esta bandeira.
É possível vivermos harmônica e pacificamente numa sociedade que respeita com seriedade os valores, as opiniões contrárias, os pensamentos que se opõem e especialmente os direitos legítimos das pessoas.
Quando os limites da intolerância são quebrados, crescem os sentimentos perigosos, que podem produzir graves sequelas, anomalias sociais, transformando as relações em algo caótico e maléfico para a sociedade, para o bem comum e para as próprias pessoas.
Será que não está na hora de um "freio de arrumação" neste imbróglio?
Podemos fazer deste limão, uma boa limonada se todos compreenderem que o RESPEITO é o pilar fundamental e que o AMOR é o caminho.
A resposta e a solução podem ser pavimentados pelo caminho do AMOR.


http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/04/policia-legislativa-detem-manifestantes-contrarios-feliciano.html





UM CHOCOLATE ALEMÃO E A ESPANHA CAI DE QUATRO

Sem querer atacar de vidente, mas na conversa com amigos, já imaginava uma vitória convincente do Bayern sobre o Barcelona. Não uma goleada tão dura, mas uma boa vitória.
Isso por conta das grandes partidas que vem fazendo a equipe alemã, campeã da sua sua liga nacional com 6 rodadas de antecedência, no mesmo tempo em que percebemos que a grande fase do Barça começa já há algum tempo mostrar os primeiros sinais de cansaço, como se fora o início do fim de uma era deste que tem sido sem dúvida nenhuma, um dos melhores times da história do futebol em todos os tempos.
O Borússia já vem jogando muito bem há muito tempo, mas neste caso não imaginava que atropelasse como atropelou o Real Madrid do "marrento" José Mourinho.
Talvez só o Joaquim Barbosa para parar este Lewandowsky (polonês), que deixou 4 bolas nos fundos das redes madrilenhas.
O Resumo desta ópera:
Em campo nos dois jogos, a base das duas melhores seleções do mundo no atual momento, com ênfase para a alemã, que já vem com esta base super bem formada há duas copas e certamente chegará no Brasil como favoritíssima ao título.
E quanto aos jogos de volta?
Bem, no futebol já vimos coisas inimagináveis e é exatamente por isso que este esporte é tão extraordinário, porém desta feita não acredito numa reviravolta dos espanhóis, simplesmente porque os clubes alemães estão muito bem e penso que saberão trabalhar no desespero de Barcelona e Real Madrid para confirmarem classificação. Uma grande e justa final germânica.
Neste caso, penso que a vaca espanhola já foi pro brejo.
Para o Bayern, a chance de extrair aquela espinha cravada na garganta desde a Champions League do ano passado, quando perdeu para o Chelsea mais uma vez contrariando a lógica e realçando mais ainda a beleza incrível e singular desta magia chamada futebol.
Nenhum outro esporte é capaz de produzir tantas proezas e é por isso que o futebol é tão encantador.
Apesar da missão quase impossível de Barça e Real, espero dois jogos eletrizantes e muito bom de serem vistos. O cenário é de jogos abertos na busca pelo gol intensamente e por isso mesmo já podemos esperar 2 grandes espetáculos imperdíveis.
Ao contrário da nossa seleção e do meu Fortaleza, os jogos serão na terça e na quarta, mas o futebol certamente será de primeira.


FUTEBOL NA QUARTA, MAS QUE É DE QUINTA

Realmente a fase brasileira não é boa, é necessário reconhecermos que vivemos uma entre safra de craques decisivos no futebol brasileiro.
Muitos críticos alegam que o Técnico Felipão está ultrapassado e eu entendo que ele já não resolve há algum tempo. Na verdade o último bom trabalho do Felipão foi na seleção portuguesa há um bom tempo atrás.
Vamos aos fatos e ao jogo.
Um show de passes errados, um time confuso, que parecia não saber o que estava fazendo e nem o que fazer.
Lá atrás já começa com o improviso na laterial direita com o Jean que é volante. Sinal que em terras brasileiras não há um sequer jogador especialista da posição que mereça a confiança do técnico.
Na zaga nunca vi o Dedé tão mal, arriscando lançamentos em todos os lances que para mim são verdadeiros chutões que vão do nada para o lugar nenhum. Uma verdadeira apelação. Chutões infrutíferos e improdutivos, pois não chegam aos pés de ninguém. Saiu no intervalo e não deverá mais voltar a seleção, pois o técnico já tinha 3 certos (Tiago Silva, David Luiz e Dante) e agora completa a sua lista com Rever.
No meio, a dupla corintiana mais uma vez deixou grandes buracos por onde desfilaram com muita rapidez os jogadores chilenos.
Mais a frente um pouco, gostaria de saber qual o "gênio" que inventou o Jadson. Ele é apenas um bom jogador de clube e nada mais que isso. Nunca um meia de criação em quem se possa confiar lances inteligentes, rápidos que municiem o ataque.
Ronaldinho com sua grande habilidade pirotécnica, sem gás e sem pernas, não consegue mais produzir no nível que a seleção brasileira precisa, um futebol vertical, contundente e criativo.
E o Neymar? Continua devendo e devendo muito, pois não consegue na seleção ousar com determinação e genialidade. Precisa calçar as sandálias da humildade e redesenhar uma nova estratégia para brilhar na seleção. Deveria se espelhar no Messi, que é um jogador sem firulas, vertical, que não cai por qualquer coisa, joga focado o tempo inteiro e joga muito mais para o time que para a torcida.
Na frente, dos que atual em território brasileiro, o Fred se destaca, mas pelas sucessivas contusões é sempre uma dúvida e entre Pato e Damião, o primeiro parece-me uma melhor alternativa.
O fato é que a seleção canarinha vai precisar decisivamente dos seus estrangeiros, pois o elenco que aqui joga é apenas um bom time, mas que não intimida nem um vizinho sulamericano. O Chile não respeitou em nenhum momento do jogo a tradição da camisa amarela e sempre esteve mais próximo do gol que a nossa seleção.
Muito chão pela frente. Só não sabemos se há tempo para chegar.
Pelo jeito a grande fase de treinos será a Copa das Confederações.
Vamos ver o resultado final de tudo isso.


terça-feira, 23 de abril de 2013


PEC 37 - MAIS UMA VERGONHA DA POLÍTICA BRASILEIRA

Esta proposta de emenda constitucional interessa exclusivamente aqueles que tem "culpa no cartório", que tem "telhado de vidro" e que consequentemente não sobrevivem a uma investigação.
O Ministério Público no Brasil, salvo raras exceções, é uma das poucas instituições que funciona relativamente bem no País, é composto por jovens promotores, motivados, com vontade de praticarem justiça e que possuem uma ótima capacidade investigativa. Pecam as vezes por excesso e por pirotecnia, mas num país como o nosso onde a corrupção vem ganhando o jogo a tanto tempo, não podemos tolher um trabalho tão importante para que o Brasil possa ser limpo e a nossa gente respeitada, valorizada e atendida nas suas necessidades.
A investigação do MP não substitui as investigações das polícias, mas ela é uma ferramenta complementar muito útil e importante na elucidação destes crimes, especialmente os de corrupção e que presta um grande serviço ao Brasil e ao povo brasileiro.
Na foto a imagem do autor desta lamentável proposta de emenda constitucional, Dep. Lourival Mendes, do PT do B/MA. Na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça, 31 deputados votaram a favor e somente 8 votaram contra e por aí já se pode perceber o caminho de sujeira que existe naquela casa, aliás fazem parte desta comissão 2 mensaleiros petistas (João Paulo Cunha e José Genoíno). Entre os deputados que votaram a favor na CCJ estão Paulo Maluf, João Paulo Cunho, Delegado Protógenes e o cearense Édson Silva.
Realmente o Brasil precisa ser higienizado na sua política e o caminho é através das vias inalienáveis do voto.
Como diz o príncipe Alan Neto, agora podem passar adiante.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


UM RETRATO DA NOSSA SEGURANÇA PÚBLICA

Investimentos milionários e resultados pífios.
Enquanto isso, continua a saga do cidadão comum que sai todos os dias de casa como refém e volta como sobrevivente.
Trata-se de uma situação de crise, uma verdadeira guerra urbana, onde todos nós somos alvos humanos em qualquer lugar que estejamos. Nas esquinas, nos bancos, nas lotéricas, nos restaurantes e até nos shoppings ou mesmo caminhando pelas ruas.
E em sendo uma situação crítica, exige-se atitude e contundência no enfrentamento deste gravíssimo problema.
Se há investimento sem resultado, falta competência e gestão qualificada.
Com a palavra o Sr. Governador e o seu secretário de segurança pública.


terça-feira, 16 de abril de 2013


VENEZUELA - Um barril de pólvora e não de petróleo, prestes a explodir.

O Chavismo mergulhou a Venezuela numa crise econômica que já se manifesta e que não sendo encarada e enfrentada com seriedade, pode levar as pessoas daquele país a grandes sofrimentos.
O Sr. Maduro é uma cópia muitas vezes piorada do Sr. Hugo Chaves, que enquanto administrador, deitou em cima do petróleo e pavimentou o caminho de muitos problemas na Venezuela agora e mais tarde, comprometendo gravemente as gerações futuras daquele país.
O Nicolás Maduro, de acordo com as informações divulgadas, foi eleito com maioria apertadíssima e portanto terá quase a metade do país olhando com lupa para suas ações de governo, além da herança econômica do Chavismo, que fez da Venezuela um país dependente integralmente da indústria petrolifera, que importa praticamente tudo, não possui indústrias, não atrai investimentos externos e tem um país sucateado do ponto de vista de desenvolvimento econômico e social.
As políticas assistencialistas e politiqueiras implementadas por lá, não agregam valor a nação e basta um desequilíbrio nos preços do petróleo para que o povo sinta na pele os desmandos governamentais que impera no país há quase 15 anos.
Só um exemplo disso, a PDVSA tem em torno de 120 mil empregados, quando precisa de menos da metade, pois assim como vivemos por aqui na época da inflação, onde os ganhos financeiros escondiam a ineficiência gerencial das empresas e depois da estabilidade as que não se adaptaram rapidamente quebraram, na Venezuela pode acontecer o mesmo, só que com o país e infelizmente com o conjunto da sua sociedade.
Agora algo intrigante é ver alas do governo federal aqui no Brasil celebrando esta vitória "duvidosa" deste modelo político nefasto e falido.
Que Deus abençôe e proteja o povo da Venezuela.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

O LEÃO, SEUS TROGLODITAS E O SEU ATAQUE CARDÍACO.
Não adianta, o time até que não jogou mal e também não mereceu perder, mas com um meio de campo sem inspiração, que não cria coisa nenhuma e um ataque que não aproveita as oportunidades, que não tem a presença de um "definidor" e que não tem a verticalidade necessária, vai ser difícil o Fortaleza ganhar alguma coisa com este time.
Continuo com a mesma leitura. Temos 2 volantes trogloditas que até marcam e destroem, mas não conseguem sair jogando, não conseguem iniciar a saída de bola com o mínimo de qualidade para que as jogadas de ataque aconteçam, erram passes a 1 metro de distância e parece que jogam sem inteligência, dando pernada para onde apontar o rumo do nariz. Assim, tome cartões e expulsões, comprometendo toda estratégia e esquema tático do time. Com Esley e Jackson não se pode esperar muita coisa. Pode até se pensar em manter um dos dois e escalar um volante que tenha uma melhor capacidade de raciocínio, leitura de jogo e que saiba organizar esta saída de bola, mas cadê este jogador? Não temos no elenco.
Só faltou aquele inacreditável gol perdido pelo Marinho Donizete para que ele saísse de campo como o grande nome do jogo. Realmente jogou uma "partidaça", com muita movimentação, variação de jogadas, caindo pelo meio, e lá para ala esquerda, sempre avançando com verticalidade, rumo do gol com velocidade, dribles, chutes e passes para os homens de frente. A continuar com este volume de jogo, a ala esquerda estará bem servida.
A zaga do Fortaleza, tem bons valores, não é o que podemos chamar de uma defesa ruim, mas excede nas falhas de marcação e posicionamento, como a que originou o gol do Ceará. Lulinha cabeçou sem sair do chão, sozinho, tranquilo, livre de marcação, aproveitando um destes "buracos" sempre deixados pelos homens de trás.
Muito trabalho pela frente, a começar pela diretoria que precisa contratar. Um bom volante com visão de jogo e categoria para sair jogando, um meia de armação em quem se possa confiar a criação de jogadas com inteligência e principalmente um atacante com faro de gol para somar esforços com o Assisinho, que diga-se de passagem, nos dois últimos jogos ficou muito distante daquele jogador agudo, vertical e perigoso que nós acostumamos a ver. Ontem parecia uma múmia em campo, "pregado", sem ímpeto e sem ousadia.
Por fim, está mais do que na hora de ganhar do Ceará. Chega de perder para este time, que não tem nada de superior, time muitíssimo comum, falho em várias áreas, também cheio de trogloditas, principalmente na zaga, onde tem neste Potiguar um distribuidor de "botinadas" e pernadas para todos os lados e que foi injustamente poupado pelo fraco árbitro da partida Luzimar Siqueira.
Aliás, os nossos dois principais times, precisam redesenhar o planejamento para as competições nacionais e tem que reformar os seus elencos urgentemente, sob pena de grandes vexames pelos quais podem passar. Com estes times, vamos ter nos nossos radares sempre a imagem das séries C e D para Ceará e Fortaleza respectivamente. Quem avisa, amigo é.
Dentro do Castelão as coisas funcionaram bem, mas fora....
Bom, este é um assunto para outro comentário mais adiante.
Acorda Leão.


LOUVART II

Valeu muito esta primeira experiência. 
Conseguimos perceber muitos pontos de melhoria a serem trabalhados no próximo, porém o mais importante é que a pureza de propósito de todos os envolvidos neste projeto se mantém viva. 
Um pilar importante do projeto é o de mobilizar a juventude da região para as coisas de Deus e do Reino, visando alcance e relevância para as pessoas, a partir da palavra de Deus, do conhecimento de Jesus Cristo, da alegria real de ter um vida vivida a luz do exemplo de Jesus.
Animados pelas palavras do Pastor Carlinhos, queremos seguir e avançar crescendo no propósito de sermos seguidores de Cristo, entendendo que adoração é refletir as virtudes de Jesus para que nossa vida sirva de inspiração para que o Senhor seja lembrado a partir do nosso testemunho.
Queremos ser discípulos, que buscam o Deus das bênçãos muito mais do que as bênçãos de Deus.
Celebremos a vida e contemplemos a beleza da existência.

Quero agradecer imensamente a todos aqueles que somaram esforços e colaboraram grandemente para realização, Carlinhos Silva, Werbson, Rone, Jotinha, André Falcão, Idalécio, Plautus, Raphinha, Daniel, Cinara, Leandro, Monique, Leo, Neguinho, Fernando, Márcio Castellani, minha família em Chorozinho que apoiou e me ajudou imensamente, os pastores locais, especialmente Pr. Fábio, Pr. Neto e Pr. Carlinhos Queiróz que nos levou uma palavra impactante e também quero agradecer a todos os integrantes dos Grupos de Louvor que estiveram conosco alí. Também todos aqueles que de alguma forma contribuíram para realização do LOUVART. Muitas bênçãos do nosso Jesus Cristo de Nazaré para vida de todos vocês e muitíssimo obrigado.

Já preparando o caminho para o LOUVART II, para honra e glória do Nosso Jesus Cristo de Nazaré.
Aleluia.

quinta-feira, 11 de abril de 2013


A QUEM INTERESSA ESTE "PECado"?

A PEC 37 foi proposta com o interesse único e exclusivo de proteger corruptos no Brasil, pois sabem que o Ministério Público no País (federal, estadual e municipal), salvo raras exceções, é composto por pessoas jovens, motivadas em combater os crimes de corrupção e claro são possuidores de grande capacidade de investigação.

Exatamente tudo aquilo que esta cambada de criminosos não querem.
O Brasil, através da sociedade civil organizada, precisa se levantar contra mais este descalabro.

Mais um atentado contra o cidadão e contra os valores democráticos.

Curtir ·  ·  · Promover · alguns segundos atrás próximo a

quinta-feira, 4 de abril de 2013


FUTEBOL INSUPORTÁVEL.

Está muito difícil assistir aos jogos do Fortaleza. É entediante. 
Um bando de jogadores providos de truculência, que paradoxalmente não tem nada a ver com raça.
Jogadores que não conseguem acertar um passe a 1 metro de distância, o time como um todo não consegue dar 3 passes certos numa sequência, um time que não sabe, por falta de categoria e qualidade, valorizar a posse de bola, que apela desavergonhadamente para os famigerados chutões o tempo inteiro e de todas as partes do campo, um time que não inspira a menor confiança e candidatíssimo a fracasso nos torneios que vamos disputar, a não ser que a diretoria acorde deste sono profundo e contrate com qualidade aqui e agora.
Vamos aos fatos:
O nosso meio campo, começando pelos truculentos e desajeitados volantes Esley e Jackson silva, mais parece um espaço preenchido por trogloditas que demonstram não saber o que estão fazendo em campo. Temos um pouco mais de lucidez no Everton e no Lucas.
O setor de criação não existe e agora o técnico Hélio dos anjos resolveu "inventar" e designar esta missão para o jovem Edinho, que vem das categorias de base, com quase nenhuma experiência e que já chegou vestindo a camisa 10. Um absurdo.
Os veteranos contratados Leandro e Lúcio não mostraram a que vieram. O Leandro não foi escalado nem para o banco e o Lúcio é reserva do Edinho. Durma-se com um barulho desses.
Na frente temos o que podemos intitular de um "ataque cardíaco", com o Jaílson quebrando a bola e quem o substitui acaba por ser pior, sobrando apenas um dos raros jogadores deste elenco em quem vemos qualidade, vontade, categoria e gols que é o assisinho.
Em condições melhores vejo o goleiro João Carlos, o novo lateral direito Édson e em menor condição o lateral esquerdo Marinho Donizete que na nossa opinião são aproveitáveis.
Na zaga até que temos alguns bons nomes, mas na prática o que vemos é uma defesa confusa e que excede nos erros de marcação e nas falhas graves de posicionamento.
Resumo da ópera, o Fortaleza precisa de uma revolução, um choque e sérias mudanças na estrutura do elenco, pois do contrário corremos o risco de mais um ano de frustrações e humilhações dentro e fora do campo.
Pode até ser que sejamos surpreendidos, pois no futebol a lógica não é a lógica e assim como fomos favoritos nas últimas e frustrantes decisões, podemos vencer mesmo com este bando de jogadores sem qualidade técnica.
Tempo fechado para as bandas do Pici.
Lamentável.



quarta-feira, 3 de abril de 2013

A ELOQUÊNCIA DA HIPOCRISIA.

O Senador tentou ontem, em cadeia nacional, capitalizar em cima da nova lei dos empregados domésticos como se fora o grande responsável por esta conquista.

Além disso e como sempre, jogando para a torcida, vem vendendo uma imagem de defensor das boas práticas e dos bons costumes e nos bastidores, desde sempre, arquitetando os planos que só levam em conta os próprios interesses e os dos colegas. A eloquência da hipocrisia.

O Feliciano, a cada pronunciamento agrava mais ainda a sua já combalida imagem junto a opinião pública.

Com relação ao pastor, com quem não concordo nem teologicamente e muito menos politicamente, faço uma ressalva: Ele paga um preço por emitir opiniões de uma forma rígida e ortodoxa e assim é acusado de homofóbico e preconceituoso. 

Porém há muitos excessos por parte daqueles que o combatem com tanta intensidade, os quais demonstram um nível de preconceito e intolerância em nada menor dos imputados ao Deputado.

Um show de hipocrisia, intolerância, desrespeito aos valores, as crenças, as opiniões contrárias e assim perde o Brasil e neste caso, a área de direitos humanos do nosso país, que nunca gozou de qualquer prioridade e que vive por conta do conflito, uma certa e prejudicial paralisia.

Porque este cerco fechado em torno do Feliciano enquanto o Renan e o Henrique dormem tranquilamente em berço esplêndido, pois nem as suas consciências os aterrorizam. Se formos computar os "pecados", qual a lista mais extensa?

Pelo jeito o pastor fez bem ao Senador e assim caminha a humanidade.

A nossa gente precisa e merece, muito mais do que um país, ter e viver numa nação.





terça-feira, 2 de abril de 2013



SECA: UMA GRANDE FERIDA ABERTA


O problema da seca já podia ter sido erradicado da nossa história e da vida deste povo sofrido do sertão nordestino.
As soluções estão todas postas, mas a atitude é pouca e a vontade idem.
esta é uma chaga aberta, uma vergonha nacional e uma dívida para com os mais empobrecidos dos sertões.
Sem ações definitivas, prevalecem as medidas assistenciais (ou assistencialistas), que minimizam mas não debelam um problema tão grave.
O Brasil que já conseguiu erradicar doenças como a Varíola, Poliomielite e até a tuberculose (salvo casos esporádicos), não conseguir ainda erradicar este mal, esta doença que se alonga pelos séculos e agoniza a vida de tantas pessoas carentes nos rincões do interior do nordeste, transforma este grave problema em uma das suas grandes máculas.
Não há como deitar sobre um problema tão desumano, tão perverso e tão cruel, que atenta contra a vida de pessoas que não têm como se defenderem e que são absolutamente impotentes diante deste gigante que se levanta.
Gente como fome e sede de pão e água, mas também de justiça e da atitude de homens que receberam a missão deste enfrentamento, a quem pedimos encarecidamente que se façam presentes de fato e verdadeiramente.
A seca é um problema pré histórico, jurássico, com o qual não precisaríamos mais conviver, caso houvesse um real comprometimento dos homens públicos com esta causa tão vital desde sempre.
As soluções existem, estão todas definidas e planilhadas, são soluções possíveis e viáveis, pois mais caras que as soluções definitivas, são as ações paliativas.
Transposição do Rio São Francisco, Eixão das águas, é possível abrir canais por todo semi árido com as águas do Velho Chico, construção e recuperação de poços, construção de muitas cisternas, aparelhamento para irrigação das áreas, linhas de crédito, orientação técnica e em paralelo as ações assistenciais necessárias até que tudo esteja funcionando bem.
A seca é um fenômeno real e previsível, que sabemos que virá, neste ou naquele ano, mas certamente virá, pois é uma característica climatológica da própria região, porém sabemos também que é possível convivermos bem com o problema, desde que as ações estruturais e definitivas sejam efetivadas, assim como fizeram os países construídos sobre o deserto, onde temos em Israel o maior exemplo a ser seguido.
É uma situação indesculpável, fruto do descaso e da negligência dos gestores públicos e que por uma omissão desumana e até criminosa procrastinaram e dormiram sobre este flagelo, permitindo que inocentes, indefesos, gente humilde e sofrida, padecesse todos estes anos por conta desta ferida aberta no semiárido do Brasil.
A seca não é um problema do Nordeste e nem apenas do nordestino, mas do Brasil e de todos os brasileiros. É uma trágica marca do Brasil para o resto do mundo, que revela a falta de importância que os nosso corpo político dá ao povo humilde e sofredor, que mostra a cruel frieza dos homens empoderados por este mesmo povo, realçando este nefasto paradoxo e que mostra a própria face da política praticada no nosso país.
Que a mão do Deus Todo Poderoso, esteja sobre este povo, que Sua graça os sustente, que o Seu amor os conforte, que o seu milagre se manifeste e que o Jesus Cristo de Nazaré inspire estes líderes políticos a agirem de forma altruística, prática, contundente e rápida para que tanto sofrimento seja atenuado.
Não dá mais para esperar, chega de carros pipa, chega de latas d’água na cabeça, tem que ser agora, é possível se priorizar as ações de transposição, é possível concentrar energias e foco nestas ações vitais, é viável para o conjunto dos agentes públicos (União e Estados) é necessário e vital para este povo que clama no deserto, que padece e sofre com as agruras da estiagem, da seca que mata as esperanças e as próprias pessoas.
É hora de valorizarmos a vida, representada por esta gente sofredora que vive no epicentro da seca.
Chega de discursos eloquentes, tão eloquentes quanto hipócritas, chega de jogarem para a torcida, de fazerem política com a miséria das pessoas, chega desta banalização da vida, chega desta crueldade para com aqueles que não têm como se defenderem, chega deste jogo político perverso, chega de tanta omissão, de tanto descaso e de tanta negligência.
Chega!